E.A.P.T


EAPT – European Association of Pharmacy Téchnicians

 

 

O SCTS em parceria com a APLF é membro do Comité Europeu dos Técnicos de Farmácia – Committee of European Pharmacy Technicians (CEPT).

 

Este Comité que tem como membros Associações Profissionais e Sindicais que representam Técnicos de Farmácia nos diversos países Europeus, e que de uma forma informal tem desenvolvido a sua actividade em prol da Profissão de Técnico de Farmácia no Espaço Europeu conjugando as experiencias e realidades de cada País, numa perspectiva do desenvolvimento futuro e numa maior consolidação e reconhecimento da Profissão.

 

Portugal tem participado activamente nos últimos anos no Comité, através dos seus representantes SCTS e APLF, sendo responsável pela elaboração e actualização do Documento “Education of Pharmacy Technicians – European Survey”, assim como, participou no grupo de trabalho que elaborou um Questionário sobre a Formação dos Técnicos de Farmácia na Europa.

 

A participação de Portugal neste Comité tem sido caracterizado pelo forte empenho em transformar o CEPT numa associação europeia, sendo um dos países que está no grupo de trabalho que desde 2007 está a elaborar os Estatutos da AEPT – Association of European Pharmacy Téchnicians.

 

Em Junho de 2010 Portugal vai ser o país organizador da reunião anual do CEPT, que vai ter como ponto fundamental da sua agenda a constituição da Associação Europeia (AEPT), aprovação dos seus estatutos e do respectivo regulamento interno.

 

Desta forma, e à semelhança de outras profissões da saúde, passaremos a ter uma Organização Europeia que representará formalmente os Técnicos de Farmácia no Espaço Europeu e deste modo podermos trabalhar na defesa de uma harmonização e caracterização comum da Profissão de Técnico de Farmácia ao nível Europeu em matérias tão importantes como Competências e Perfil Profissional, Formação Inicial e Níveis Habilitacionais, Formação Contínua, e outros aspectos importantes para o desenvolvimento dos Técnicos de Farmácia na Europa.