Segunda a Sexta
9:30-12:30 e 14:00-18:00
+351 229 069 170
+351 213 192 950
stss@stss.pt
stss-lisboa@stss.pt

NOTÍCIAS

Dia Internacional da Mulher: 50 Anos Depois, o Caminho Continua

O Grupo de Promoção da Igualdade de Género do STSS assinala o Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, com um conjunto de iniciativas e informações para refletir sobre o papel das mulheres na sociedade e a luta pelos seus direitos.

Pretende-se homenagear as mulheres de todas as nações, que viram o seu papel na sociedade menorizado e os seus direitos violados por terem nascido mulheres e que lutaram por direitos de cidadania, iguais aos direitos reconhecidos aos homens.

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela primeira vez em 1911, a partir de uma iniciativa de Clara Zetkin, aprovada no congresso internacional das mulheres na Internacional Socialista em 1910. Mais tarde, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu oficialmente esta data como um marco para a luta pelos direitos das mulheres. Este ano, passados 50 anos desde essa instituição, convida-se todas as pessoas a refletirem sobre a situação atual das mulheres em Portugal.

Passaram-se 50 anos! Como é a situação actual das Mulheres em Portugal? - Leia, aqui, um estudo!

 

Eventos de Comemoração do Dia Internacional da Mulher

Organizações Feministas e Aliadas

 

Violência Doméstica: Responsabilidade Coletiva

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

Contactos de apoio: Linha SMS 3060 e 800 202 148 (serviço gratuito, 24h/7dias).

 

Ser Feminista é Defender uma Sociedade Inclusiva

Ouvir e incluir diferentes grupos de mulheres, suas múltiplas facetas e experiências de vida, nos debates em geral e respeitá-las, é fundamental para a sociedade feminista inclusiva que reivindicamos.

Ser feminista é querer uma sociedade com lugar para todas as pessoas, ecologista, antifascista, antirracista, democrática, inclusiva e participativa.

Neste 8 de Março continuamos a lutar por todos os direitos por conquistar e a combater o machismo e a desigualdade, porque sabemos que os direitos adquiridos não são garantidos e que a luta tem que ser feita todos os dias, em casa, no local de trabalho, e na rua!

Vamos todas sair à Rua!

 

TESTEMUNHOS

Neste ano de comemorações dos 50 anos do STSS, o grupo de trabalho para a igualdade de gênero realizou uma série de entrevistas a mulheres relevantes na história das nossas profissões, do sindicalismo e da realidade atual, reconhecendo o contributo das mulheres na nossa carreira.

Elas são fundamentais na profissão, no fortalecimento das lutas sindicais, na defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores e na melhoria dos cuidados prestados aos cidadãos.

Convidamos a ouvir as entrevistas, as suas histórias e as suas perspetivas inspiradoras que nos ajudaram e ajudam a construir uma base mais forte para o movimento sindical e para a nossa profissão.

Destacamos neste espaço o papel das mulheres, das suas ideias, das suas conquistas e experiências na construção do presente e projeção do futuro.

A sua visão é uma contribuição valiosa! A todas muito OBRIGADA!

Maria Teresa Melo

TACSP de 1969 a 2020, que trabalhou em várias áreas da Patologia Clínica e ImunoHemoterapia e foi dirigente sindical entre 1998 e 2006. Foi fundamental na inauguração e funcionamento da Delegação de Lisboa do Sindicato.

Conceição Assis Pacheco

TACSP de 1983 a 2022, que exerceu em diversas instituições e dedicou quase 30 anos ao sindicalismo. Ao longo da sua trajetória, assegurou o apoio aos sócios de Lisboa e da zona sul, garantindo a defesa intransigente dos direitos laborais e o fortalecimento da classe.

Marta Mesquita

Técnica de Anatomia Patológica no IPO de Lisboa Francisco Gentil e Dirigente Nacional do STSS. Representa a nova geração de mulheres que continua a lutar pelo reconhecimento da profissão e pela defesa dos direitos laborais, assegurando que a luta sindical se mantém firme e ativa.

CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS - LPCC

O Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai realizar uma nova edição do Curso Básico de Cuidados Paliativos, com o Patrocínio Científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

 

Datas:  4, 11 e 12 de abril

Formato: Presencial (Sede do Núcleo Regional do Centro da LPCC)

Objetivo: pretende contribuir para a qualificação profissional nesta área específica e para a promoção de uma prestação de cuidados de saúde adequados, integrados, diferenciados e de qualidade dirigidos aos doentes crónicos, em geral, e aos doentes oncológicos, em particular, incluindo no domicílio.

Destinatários: Profissionais de saúde

Prazo de inscrição: 31 de março de 2025. Inscrições Gratuitas, através do preenchimento do formulário AQUI

Limite de vagas: 30 (mediante processo de seleção)

Para mais informação e inscrição poderá ser consultado o seguinte o site www.ligacontracancro.pt/formacpaliativos

 

 

 

STSS

Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica

#JuntosConstruímosFuturo

SINDICALIZE-SE!

Pesquisa