AÇÃO REIVINDICATIVA NO SETOR PÚBLICO

Concentração de TSDT em frente ao hospital Dr. Nélio Mendonça

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da Madeira vão concentrar-se em frente ao hospital Dr. Nélio Mendonça.

Em causa está a reestruturação dos Serviços sem ter em conta as necessidades dos profissionais de saúde.


Foi no passado dia 26 de setembro, em resposta a uma notícia publicada no Diário de Notícias da Madeira, sobre algumas alterações realizadas no Serviço de Patologia Clínica e no Serviço de Sangue e Medicina Transfusuional (alterações essas que o STSS congratula uma vez que eram, também, reivindicações deste sindicato), que levou o STSS a mostrar-se preocupado com a reestruturação que está a ser realizada e que tem sido desenhada sem a participação do sindicato e dos TSDT.
 
Desta forma, amanhã, dia 9 de outubro pelas 15h00 no Funchal, os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da Madeira vão concentrar-se em frente ao hospital Dr. Nélio Mendonça.
Esta concentração irá decorrer em paralelo com a reunião entre o STSS e o SESARAM.
Num último esforço para chamar à razão o Conselho de Administração do SESARAM (Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira) para os perigos de uma reestruturação dos Serviços de Patologia Clínica e de Sangue e Medicina Transfusional sem ter em conta as necessidades dos profissionais de saúde, nomeadamente dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) da Região Autónoma da Madeira (RAM), o STSS vai reunir-se, amanhã, 9 de outubro, com este Conselho de Administração.
A reunião está agendada para as 15h, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.
Simultaneamente, os TSDT da Madeira irão concentrar-se, em frente ao hospital, para demonstrar o seu descontentamento face a esta situação.
Esta reunião é fundamental para que se evite um agravamento da situação, nomeadamente, através de um escalar das medidas de luta.
Ultimamente tem havido alguma dificuldade em entender as problemáticas das áreas em que intervêm os TSDT. Mas esperamos que esta situação se inverta, pois foi nomeada uma comissão para prestar assessoria ao Conselho de Administração nestas áreas e, principalmente, com a delegação de funções que se espera na nova Técnica Diretora.
O STSS alerta ainda o Conselho de Administração do SESARAM para que tenha em atenção o que estes profissionais de saúde têm feito no sentido de promover o desenvolvimento dos serviços onde trabalham e, também, pela excelente resposta que têm dado durante o processo pandémico, muitas vezes com sacrifícios pessoais e familiares.
O nosso dirigente Regional Roberto Silva considera que “a governança das organizações faz-se com os colaboradores e não contra estes. O Conselho de Administração tem, obrigatoriamente, de ouvir os TSDT e atender às necessidades dos serviços. Só assim teremos serviços de qualidade e uma resposta efetiva às necessidades dos doentes.”
Tal como o nosso dirigente, o STSS, “acredita ainda que é possível reverter esta situação, pois ao longo dos anos tem sido sempre possível encontrar pontes que têm permitido seguir um caminho construtivo. Não acreditamos que agora possa ser diferente. Da parte do STSS e dos TSDT tudo faremos para que esta situação se resolva da melhor maneira. Esperemos que, também, o Conselho de Administração pense o mesmo.”
No SESARAM existem cerca de 60 TSDT da área das Análises Clínicas e Saúde Pública, distribuídos em dois serviços: o de Patologia Clínica e o de Sangue e Medicina Transfusional.
 
Após a reunião, e se se justificar, os dirigentes e os TSDT irão aprovar as próximas ações a levar a cabo, no sentido de reverter esta situação que representa um sério revés naquilo que tem sido um bom relacionamento institucional entre esta estrutura sindical e os diversos Conselhos de Administração do SESARAM.
O STSS estará sempre ao lado dos TSDT para evitar que erros de gestão estratégica nestas áreas prejudiquem a saúde dos utentes.

STSS

Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde nas Áreas de Diagnóstico e Terapêutica
Rua Dr. Campos Monteiro, 170
4465-049 S. Mamede Infesta
+351 229 069 170
stss@stss.pt
© 2020 STSS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por ONITdev

Pesquisa