AÇÃO REIVINDICATIVA NO SETOR PÚBLICO

Governo Regional dos Açores falha compromissos com os TSDT

Inexistência de propostas, por parte da Secretaria Regional da Saúde, para negociar a transição para a nova carreira é de extrema gravidade.

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dos Açores sentem-se defraudados com a falha no compromisso assumido pelo Governo Regional para encontrar soluções que vão ao encontro de uma maior equidade entre profissionais.
A reunião agendada para amanhã (31 de julho), com a Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, foi adiada e, até ao momento, não foi remetida ao STSS qualquer informação ou proposta para negociar a transição dos TSDT’s para a nova carreira, facto que o STSS considera de extrema gravidade.
Esta atitude é inadmissível e preocupante, sobretudo depois de termos recebido, por parte do Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, às portas da Assembleia Regional, no passado dia 08/07, o compromisso pessoal de que a nossa situação seria analisada com o respeito e seriedade devidos.
Os sucessivos adiamentos de reuniões e a inexistência de propostas pela Secretaria Regional da Saúde não são compatíveis com os nossos propósitos de integração justa na nova carreira e salvaguarda dos interesses dos TSDT.
Em cima da mesa estão agora os dias 5 e/ou 6 de agosto para a realização desta reunião, mas ainda sem garantias por parte do Governo Regional de que estarão reunidas as condições para ser efetuada.
Queremos ver as carreiras descongeladas na nova tabela salarial, independentemente do vínculo laboral,  em vez de descongeladas na antiga tabela, bem como ver restruturadas as carreiras em três categorias.
Exigimos a alteração ao Decreto-Lei 25/2019, de 11 de fevereiro, que contenha transições justas para os TSDT nas três categorias da carreira e uma grelha salarial equiparada a outras carreiras da Administração Pública, com o mesmo nível habilitacional e profissional.
Exigimos ainda que todo o tempo de serviço e a avaliação de desempenho anterior ao processo de transição para a carreira especial dos TSDT releve para efeitos de progressão e alteração de posição remuneratória e a aplicação integral do Acordo Coletivo de Trabalho publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores – II Série, nº 8, de 11 de janeiro de 2019.
Agora, mais do que nunca, é altura de expressar a união e a força dos TSDT dos Açores. Manter-nos alerta e preparados para encetar novas formas de luta, se assim for necessário.

STSS

Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde nas Áreas de Diagnóstico e Terapêutica
Rua Dr. Campos Monteiro, 170
4465-049 S. Mamede Infesta
+351 229 069 170
stss@stss.pt
© 2020 STSS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por ONITdev

Pesquisa