AÇÃO REIVINDICATIVA NO SETOR PÚBLICO

Ponto de Situação das Obras de Remodelação do Laboratório de Análises Clínicas no IPO de Lisboa

Intro: Em agosto deste ano o STSS reuniu-se, mais uma vez, com o conselho administração do IPOLFG. Os temas da reunião referiam-se a questionar sobre, entre outros, o ponto da situação das obras de remodelação das infra-estruturas do serviço do Laboratório de Anatomia Patológica.


Em agosto deste ano o STSS reuniu-se, mais uma vez, com o conselho administração do IPOLFG. Os temas da reunião referiam-se a questionar sobre, entre outros, o ponto da situação das obras de remodelação das infra-estruturas do serviço do Laboratório de Anatomia Patológica, que continuam por resolver e a contratação urgente de novos profissionais para o mesmo.

Numa outra reunião tinha havido um ”compromisso” por parte do conselho de administração da rápida resolução das faltas de condições profissionais/ambientais e da possibilidade, na falta de estas, dos profissionais se encontrarem expostos a variados riscos químicos. Esta situação seria facilmente resolvida com realização de obras de fundo no serviço do Laboratório de Anatomia Patológica, a fim de assegurar a extracção adequada, principalmente nos postos de trabalho onde há exposição séria e de risco acrescido, a formaldeídos.

Findado um ano e devido à inexistência de obras ou sequer previsão do início das mesmas, decidiu o STSS solicitar nova reunião para averiguar o ponto da situação e questionar sobre este atraso inexplicável.

Nesta nova reunião comprometeu-se o CA, quando questionados, que as obras no Laboratório de Anatomia Patológica vão avançar, apesar da “impossibilidade” de previsões da data inicial para o início das obras. Foi também discutido o ponto da situação relativamente à contratação de novos profissionais que iriam permitir uma maior rotatividade nos postos de trabalho, principalmente nas funções com exposição a riscos químicos, e mostrou o sindicato estar disponível para reforçar junto das autoridades competentes a necessidade urgente da autorização dessas novas contratações.

Relativamente às novas contratações solicitadas, as mesmas já foram autorizadas e o processo está a decorrer em conformidade com as nossas solicitações.

O STSS vai continuar a acompanhar esta a situação na tentativa de defender o interesse e a saúde destes profissionais, até à sua total resolução.

STSS

Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde nas Áreas de Diagnóstico e Terapêutica
Rua Dr. Campos Monteiro, 170
4465-049 S. Mamede Infesta
+351 229 069 170
stss@stss.pt
© 2019 STSS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por ONITdev

Pesquisa