AÇÃO REIVINDICATIVA NO SETOR PÚBLICO

Reunião com o CA do CHUP

Realizou-se no dia 14 de Janeiro de 2020 e a pedido do STSS uma reunião com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto.

Esta reunião contou com a presença do Dr. Paulo Barbosa, presidente do CA e da Drª Ilda Magalhães, Diretora do Serviço de Recursos Humanos.

O STSS esteve representado pelo seu Presidente, Luís Dupont e pelos Vogais da Direção Nacional, Mário Machado e Diana Nogueira.


Dos pontos propostos para discussão iniciou-se com assunto que mais preocupa este sindicato:
 
  1. Recursos humanos
Chamamos a atenção para a falta crónica de TSDT nas várias áreas da profissão de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica, especialmente nos serviços farmacêuticos. Situação identificada por este sindicato há muito tempo.
O presidente do CA reconheceu, como não podia deixar de ser, a situação precária e admite que tem havido constrangimentos principalmente, no serviço farmacêutico. 
Comprometeu-se a regularizar esta situação, assim que o Plano de Atividades do Orçamento para 2020 esteja aprovado.
Refere que o próximo triénio será de recuperação, sinalizando o ano de 2020 para a contratação de pessoal nas áreas mais afetadas.
Neste grupo estão incluídos os TSDT com foco nas áreas de Farmácia, Radiologia e Análises Clínicas.
 
  1. Bolsa de compensação
À semelhança do que foi aplicado a outras classes profissionais, as horas acumuladas e que transitaram da plataforma Timegest vão ser regularizadas.
O usufruto dessas horas será aplicado tendo em consideração os condicionalismos de cada serviço, podendo tomar a forma de gozo em tempo ou em valor remuneratório.
 
  1. Majoração do dia de Férias
Para os CIT cujo direito à majoração do dia de férias foi adquirido com a publicação do Acordo Coletivo de Trabalho publicado em BTE nº 23/2018 de 22 de junho, o gozo de um dia por dez anos de serviço, relativo a 2018, vai ser atribuído no ano de 2020.
 
  1. Outros assuntos pendentes
Outros assuntos pendentes que envolviam TSDT, sócios deste sindicato, em situações particulares, foram abordados e bem recebidos pelo CA.
 
  1. Nomeação do Técnico Diretor
O CA, quando confrontado com a questão da nomeação do Técnico Diretor, afirmou que está para breve a abertura de um de um procedimento concursal.
Optaram por este meio de seleção por o considerarem mais transparente do que a nomeação direta, criando critérios mais objetivos que não defraudem as legítimas espectativas dos vários interessados.
 
 
Elencadas todas as matérias abordadas, esperamos que ocorra ainda no primeiro trimestre de 2020, a reposição de TSDT para colmatar as falhas, há muito identificadas.
Contamos com a colaboração de todos os sócios, na comunicação de todas as situações que entendam relevantes.

 

Pode fazer download do documento na íntegra aqui.

STSS

Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde nas Áreas de Diagnóstico e Terapêutica
Rua Dr. Campos Monteiro, 170
4465-049 S. Mamede Infesta
+351 229 069 170
stss@stss.pt
© 2020 STSS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por ONITdev

Pesquisa