Segunda a Sexta
9:30-12:30 e 14:00-18:00
+351 229 069 170
+351 213 192 950
stss@stss.pt
stss-lisboa@stss.pt

NOTÍCIAS

Reunião com Secretária Regional da Saúde da RAA

Reunião com Secretária Regional da Saúde da RAA

No dia 23 de Dezembro de 2019, pelas 11h00, decorreu na Delegação do STSS em Lisboa, a reunião com a Senhora Secretária da Saúde da Região Autónoma dos Açores (RAA).

 


Na reunião foram abordadas ainda as seguintes questões:
 

- Quanto ao timing da emissão desta circular/oficio, a Sra. Secretária Regional da Saúde, referiu ter sido uma coincidência a saída da circular após a reunião com o STSS, e nada teve a ver com discordância do ponto de vista do Sindicato. Acrescentou, ainda, ter contatado com a ACSS e, não tendo obtido uma resposta convincente, optou por proceder, de forma conservadora, à atribuição de 1 ponto assegurando assim a progressão no início de 2020. Referiu ainda não ser esta uma questão completamente fechada e, neste sentido, solicitou, ao STSS, que assinalasse Instituições/ARS, onde se aplicou 1.5 pontos a este grupo profissional, de forma a se estender esta medida à RAA.

 
- Foi ainda focado a questão da manutenção dos pontos remanescentes na passagem para a nova tabela salarial, assim como, a sua aplicabilidade nesta mesma tabela, tendo sido explicado o porquê desta exigência por parte do STSS.
 
- Quanto aos CIT, estarem omissos neste processo de descongelamento, a Sra. Secretária Regional comprometeu-se a tomar uma posição quanto a esta matéria, brevemente.
 
- Foi ainda explicado à Sra. Secretária Regional, as injustiças que de forma cumulativa foi alvo este grupo profissional, nomeadamente a não aplicação do Decreto Legislativo Regional nº 26/2008/A, conhecido por "Bónus César".
 
Em suma, o Governo dos Açores está sensível e reitera disponibilidade para o diálogo face aos interesses dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, a trabalhar na Região.
 
Esta garantia foi dada pela Secretária Regional da Saúde, após reunião, em que também salientou que o “importante é avançar com a contagem do tempo e com a transição para as novas categorias em resultado da revisão da carreira destes profissionais”, mesmo sendo a circular emitida, de cariz "conservador".
 
Havendo matérias que, no entender da Sra. Secretária Regional carecem de reuniões técnicas, ficou agendada reunião para 27/28 de Janeiro de 2020, de forma a podermos desenvolver estas matérias em conjunto com o Governo Regional.
 
Como é do conhecimento de todos, é objetivo do STSS encontrar soluções, para a RAA, semelhantes às encontradas na Região Autónoma da Madeira, que são, notoriamente mais favoráveis para os colegas.
 

STSS

Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica

#JuntosConstruímosFuturo

SINDICALIZE-SE!

Pesquisa