NOTÍCIAS

Boletim Informativo 6/2019

Plenários. I Encontro dos TSDT nos Cuidados de Saúde Primários da Península de Setúbal. Processo negocial com o Governo Regional dos Açores. Tomada de posse da Nova Direção Nacional da APTAC. Novo site do STSS.


  • Plenários
  • I Encontro dos TSDT nos Cuidados de Saúde Primários da Península de Setúbal
  • Processo negocial com o Governo Regional dos Açores
  • Tomada de posse da Nova Direção Nacional da APTAC
  • Novo site do STSS

Plenários

A Frente Sindical iniciou uma série de plenários, a nível nacional, com vista à discussão sobre as linhas de ação e estratégia futura, a fim de recolher as mais variadas preocupações existentes, entender as expectativas futuras dos TSDT e alinhar táticas e ações para o novo ciclo de que se avizinha.
Estes plenários pretendem contribuir para consolidar com os sócios as ações futuras político-sindicais e jurídicas que vamos levar a cabo em conjunto e cada Sindicato per si, para atingirmos os nossos objetivos.  
Á revisão da nossa carreira foi aplicada uma grande injustiça, com a publicação do Dec. Lei 25/2019, de forma unilateral.
Temos a consciência que só uma ação e luta conjunta e concertada interessa ao TSDT para pôr fim a tamanha injustiça.
Apesar dos vários reveses políticos que fomos alvo, a nossa luta continua a contar com todos os TSDT que não pretendem desistir ou baixar os braços.

I Encontro dos TSDT nos Cuidados de Saúde Primários da Península de Setúbal

No passado dia 4 de outubro sob o tema “juntos vamos mais longe”, realizou-se Encontro dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) nos Cuidados de Saúde Primários (CSP).
Participámos na mesa “A opinião que conta… O que queremos”. Um debate onde foram equacionados vários problemas que assolam as nossas profissões. Os colegas presentes puderam questionar as possíveis resoluções/soluções/ideias que os sindicatos têm sobre as matérias que continuam por resolver, nomeadamente da revisão da carreira e da problemática dos descongelamentos.
Foi um debate importante na auscultação dos colegas que exerce funções nos cuidados de saúde primários, contribuindo para a construção de soluções, para que seja possível chegar o mais rapidamente possível, ao desfecho justo e digno para todos os TSDT. Desde já agradecemos o convite à comissão organizadora, pois foi um momento de grande reflexão, participação e de consideração crítica construtiva para todos nós, sindicato e profissionais.

Processo negocial com o Governo Regional dos Açores

Cumpre-nos informar que já se encontra agendada, para o dia 5 de Novembro, a reunião com a Secretária Regional da Saúde dos Açores – Dra. Maria Teresa Luciano.
Pretendemos iniciar o mais rapidamente possível as negociações com o Governo Regional dos Açores, nomeadamente a implementação do processo de descongelamento e aplicação da nova carreira na região.
O Governo Regional na pessoa do anterior Secretário Regional da Saúde mostrou, abertura para tal, até porque segundo a própria SRS, devem ser envolvidos “todos os atores intervenientes nos processos de saúde e de doença, desde os profissionais de saúde, (…) dando um especial enfoque num melhor aproveitamento dos recursos.” Acreditamos que estas negociações vão decorrer com a maior brevidade e o melhor desfecho possível para todos os TSDT da RAA.

Tomada de posse da Nova Direção Nacional da APTAC

Fomos convidados a estar presentes na Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais da APTAC – Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, no dia 11 de Outubro.
Foi importante ouvir as problemáticas que assolam os Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, no presente, e perceber o projeto dos novos Órgãos Sociais agora empossados e quais as reflexões e soluções apontadas para o futuro desta profissão.
Desejamos à nova Direção e aos outros Órgãos Sociais o maior sucesso em prol dos profissionais que representa e, como sempre, poderá contar com a cooperação do STSS nos desafios que se nos colocam.

Novo site do STSS

O novo site do STSS encontra-se disponível online desde o dia 1 de Outubro. Até ao momento já recebemos um número elevado de visitas o que muito nos anima. Este projeto pretende ser um dos instrumentos fundamentais do STSS, de proximidade entre o Sindicato e os sócios, bem como uma clara aposta na modernização dos meios de comunicação utilizadas com os sócios.
Com uma imagem mais moderna e um design mais atrativo, o novo site oferece menus de navegação intuitivos e novas ferramentas que permitem, aos seus utilizadores a consulta em tempo real e em qualquer dispositivo (telemóveis e tablets) dos mais variados conteúdos do interesse para todos os TSDT.

 
Colegas o STSS continua na luta pela dignidade e justiça das nossas carreiras e das nossas profissões.
Ninguém, nem nada, consegue demover a força da razão aliada à união de todos os TSDT, por isso queremos com o contributo de todos construir um futuro melhor.
Não desistimos.
Não baixamos os braços. 
Persistimos! Resistimos! Fazemos!
#juntosconstruimosfuturo 
 

Pode fazer download do documento na íntegra aqui.

STSS

Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde nas Áreas de Diagnóstico e Terapêutica
Rua Dr. Campos Monteiro, 170
4465-049 S. Mamede Infesta
+351 229 069 170
stss@stss.pt
© 2019 STSS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por ONITdev

Pesquisa