Segunda a Sexta
9:30-12:30 e 14:00-18:00
+351 229 069 170
+351 213 192 950
stss@stss.pt
stss-lisboa@stss.pt

NOTÍCIAS

Greve dos TSDT do Hospital de Braga dia 26 de Fevereiro

Greve dos TSDT do Hospital de Braga dia 26 de Fevereiro

Greve no Hospital de Braga irá afetar áreas de diagnóstico e terapêutica. Concentração dos TSDT agendada para o dia 26 de fevereiro pelas 10 horas, na entrada principal do Hospital.


Após o plenário de trabalhadores realizado hoje, 13 de fevereiro, ficou decidada a greve dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT), a trabalhar no Hospital de Braga, já no próximo dia 26 de fevereiro.

No mesmo dia, todos os TSDT devem concentrar-se à porta da instituição, pelas 10 horas, para manifestar, publicamente, o desagrado e o descontentamento pela falta de capacidade, atempada, da instituição de dar resposta a todas as necessidades, internas e externas, que têm vindo a ser apresentadas e que põe em causa, não só as condições laborais destes profissionais, como também a prestação dos cuidados de saúde da instituição.

“Esperamos que, ainda, se verifiquem desenvolvimentos, pois está nas mãos da Administração do Hospital de Braga e da Tutela, a resolução deste diferendo, aplicando desde já, e com efeitos a 01/09/19, o Acordo Coletivo de Trabalho para os Hospitais EPE” 

Em cima da mesa, estão temas como a publicação dos Regulamentos Interno e de Produção Adicional, a constituição do Conselho Técnico, devidamente refletido no Regulamento Interno, a correta nomeação dos cargos de Coordenação e Direção, bem como a adesão ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos Hospitais EPE, para os TSDT, e a regularização dos vínculos precários.

 

INCAPACIDADE DE RESOLUÇÃO, POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO E DA TUTELA,

PÕE EM CAUSA PRESTAÇÃO DOS CUIDADES DE SAÚDE DO HOSPITAL DE BRAGA

 

Após a passagem para a esfera pública do Hospital de Braga, o STSS encetou um conjunto de medidas com vista à defesa das condições laborais destes profissionais.

Num clima de cordialidade e abertura, as partes diretamente envolvidas mostraram recetividade ao que foi exposto pelo sindicato. Pediram-nos, quer a ARS Norte, quer o atual Conselho de Administração, um período de adaptação (três meses), no sentido de manter o regular funcionamento dos serviços. Contudo, passados três meses, o Conselho de Administração mostrou-se “sensível”, mas incapaz de resolver a situação, porque aguarda orientações da ARS Norte e da tutela. Entidades que estão já alertadas no sentido de estarem do lado da resolução do problema, respondendo com urgência às exigências dos TSDT, sob pena de termos de encetar formas de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores.”

Quanto à adesão do ACT e a sua aplicação aos TSDT,, o STSS lamenta, ainda, que não tenha sido dada uma resposta por parte das entidades responsáveis, que são assim responsáveis pelo descontentamento que existe no seio dos trabalhadores do Hospital de Braga, EPE.

 

Pode fazer o download do pré-aviso de greve emitido aqui.

 

Presidente do STSS, Luís Dupont, em declarações para a SIC

STSS

Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica

#JuntosConstruímosFuturo

SINDICALIZE-SE!

Pesquisa