NOTÍCIAS

Necessidade urgente de Contratação de TSDT

HÁ UMA NECESSIDADE URGENTE DE CONTRATAR PROFISSIONAIS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA SOB PENA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS ENTRAREM EM RUTURA. Marta Temido anunciou, hoje, a contratação de mais 8.400 profissionais e uma verba de 800 milhões de euros para a Saúde.


Durante a apresentação do plano plurianual de investimentos para o setor da Saúde, Marta Temida anunciou, já para 2020, a contratação de 8.400 profissionais e uma verba de 800 milhões de euros.
 
O STSS – Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica considera positiva esta medida, que visa o reforço de profissionais no setor da Saúde, mas espera que o número de TSDT contratados seja suficiente face às necessidades reais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
"Não tendo conhecimento concreto da proposta em causa, temos muita dificuldade em perceber se o número previsto para contratação de técnicos nas áreas de Diagnóstico e Terapêutica será suficiente para colmatar as necessidades efetivas no Serviço Nacional de Saúde. Necessidades essas para as quais temos vindo a alertar, sob pena do mesmo entrar em rutura.” afirma o presidente do STSS, Luís Dupont. Acrescentando, "vamos também, junto do Governo, identificar essas necessidades de forma a que a resposta do Serviço Nacional de Saúde seja adequada e de qualidade no que aos meios de diagnóstico e terapêutica diz respeito”.
 
Recorde-se que, ainda em novembro, o Ministério da Saúde autorizou a contratação de 1424 profissionais de saúde para a generalidade dos Hospitais do SNS afirmando que “ficava definitivamente reposta a capacidade que tinha sido afetada com a passagem para as 35 horas”.
Mas tal não aconteceu! A contratação anunciada pelo governo excluiu os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, abrangendo apenas a contratação de enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos para os hospitais e unidades locais de saúde.

STSS

Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde nas Áreas de Diagnóstico e Terapêutica
Rua Dr. Campos Monteiro, 170
4465-049 S. Mamede Infesta
+351 229 069 170
stss@stss.pt
© 2020 STSS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por ONITdev

Pesquisa