Ofício: Número de TSDT infetados com COVID-19

Ofício de 30 de Março de 2020 acerca do número de TSDT infetados com COVID-19, enviado ao Secretário de Estado da Saúde.

Assunto: Numero de TSDT infetados com o COVID-19

Exmo. Sr. Secretário de Estado
Vem o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnostico e Terapêutica (STSS), solicitar a Vossa Exa. que nos informe do número de Técnicos Superiores das Áreas de Diagnostico e Terapêutica (TSDT), infetados com o COVID – 19.
As atividades desenvolvidas, diariamente, pelos TSDT são fundamentais no combate a esta pandemia e ao COVID-19, no âmbito do diagnóstico, da terapêutica, da reabilitação e da saúde pública.
Constatamos que os responsáveis do Ministério da Saúde, nas suas intervenções em conferências de imprensa diárias, raramente fizeram qualquer alusão a este grupo profissional, fato que lamentamos profundamente porque espelha uma atitude reiterada desse Ministério. Inúmeros TSDT têm-nos manifestado a sua indignação por esta realidade.
Assim, em representação dos nossos associados e ao abrigo do direito a informação, e também porque os TSDT têm o direito a saber a verdade, não sendo contabilizados como os “outros”, solicitamos que nos informem do número de TSDTs que estão registrados como infetados diariamente. Mais solicitamos que esta informação seja tornada pública num total de trabalhadores TSDTs, assim como por grupo profissional, parando com a incorreção da informação diferenciada de Médicos e Enfermeiros.
Sem outro assunto de momento, esperamos uma ação célere e subscrevemo-nos
Com os nossos melhores cumprimentos

A Direção Nacional
O Presidente
Luís Dupont

Poderá fazer download do ofício aqui.