Reunião no Ministério da Saúde - 13 de Dezembro
Os TSDT esperam acordo sobre o Protocolo Negocial e igualdade de tratamento nas matérias já identificadas e aplicadas a outras classes profissionais.
Amanhã, 13 de dezembro, às 14h30, o STSS – Sindicato Nacional de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica vai reunir com o Ministério da Saúde, esperando que desta reunião saiam respostas efetivas às reivindicações dos profissionais que representam.
Acreditamos que o Ministério da Saúde vai analisar as reivindicações dos TSDT com o respeito merecido e iniciar o processo negocial para que deixemos de sofrer as injustiças e desigualdades que tanto prejudicam os TSDT.
Contudo, caso isso não aconteça, daremos continuidade às ações de luta!
O STSS iniciou, no mês de novembro, um conjunto de ações de luta, nomeadamente, plenários/concentrações à porta dos Hospitais por todo o país e a adesão à greve nacional da Função Pública.
Estavam, ainda, agendadas uma vigília em frente ao Ministério da Saúde e uma greve às horas extraordinárias que ficaram, entretanto, suspensas, numa clara manifestação de boa-fé negocial, por parte dao STSS, aquando do agendamento desta reunião.
No entanto estas e outras formas de luta, poderão vir a ser retomadas caso a calendarização das negociações não seja efetiva!
Os sucessivos adiamentos para a resolução dos problemas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica é já insustentável. Ou se tomam as decisões que se impõem que sejam tomadas de forma a evitar o conflito e a contenda laboral ou não nos restará alternativa e novas ações de luta serão levadas a cabo.
Em causa, estão, entre outras matérias;
- a regularização urgente da carreira dos TSDT,
- o reconhecimento da aplicação do nosso sistema de avaliação de desempenho com a atribuição de 1,5 pontos por ano, independentemente do vínculo contractual,
- a contabilização de todo o tempo de serviço e de contrato/contratos anterior ao processo de transição para a carreira especial dos TSDT para efeitos de progressão e alteração de posição remuneratória, independentemente do vínculo contratual,
- a revisão da carreira e do Acordo Coletivo de Trabalho, designadamente no que respeita às tabelas salariais (incluindo as tabelas dos TSD e TC), em consonância com a alteração do nível remuneratório de ingresso de um licenciado, na carreira geral de técnico superior, e respetiva adaptação de toda a escala da carreira,
- o reforço do número de TSDT nos quadros do SNS,
- os aumentos salariais imediatos, e de todos suplementos remuneratórios, com recuperação do poder de compra perdido em 2022 e nos anos anteriores,
- a abertura de procedimentos concursais para as categorias de TSDT especialista e especialista principal,
- a atualização do subsídio de refeição para 9 euros/dia
- e a compensação do risco e penosidade inerente à natureza de cada profissão dos TSDT.