Dia Mundial do Audiologista
No Dia Mundial do Audiologista partilhamos um importante alerta da APTA.
"O dia 10 de Outubro é o dia dedicado aos Audiologistas, profissionais de saúde que, apesar de pouco conhecidos, têm um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde da audição e do equilíbrio. A comemoração do Dia Mundial do Audiologista teve início no ano de 2014, resultado da proposta da
Associação Turca de Audiologistas, à qual várias associações congéneres a nível mundial acederam, entre as quais a Associação Portuguesa de Audiologistas.
O Audiologista é o profissional de saúde autónomo competente na prestação de variados cuidados de saúde relacionados com a prevenção, identificação, avaliação, diagnóstico, acompanhamento, tratamento e reabilitação de pessoas com alteração das funções auditiva e/ ou vestibular, e na mitigação das comorbidades associadas, desde recém-nascidos a idosos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que actualmente 1 em cada 5 pessoas tenha alterações auditivas, porém prevê-se que em 2050 seja 1 em cada 4 pessoas. A perda auditiva pode impactar negativamente muitos aspectos da vida do indivíduo: comunicação e linguagem, cognição, educação, empregabilidade, saúde mental, relacionamentos interpessoais, autoestima, autonomia, isolamento social e solidão. Estudos sugerem ainda que pessoas com perda auditiva não reabilitada têm um maior risco de quedas.
Com uma intervenção centrada na pessoa e o recurso a uma exponencial evolução tecnológica, os Audiologistas assumem um papel fundamental na promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas com alterações auditivas ou vestibulares, promovendo a sua participação e inclusão social.
Para tal, recorrem a métodos de diagnóstico e reabilitação auditivo-vestibular, destacando-se os aparelhos auditivos, implantes cocleares e osteointegrado ou sistemas de apoio à escuta, que com uma rápida evolução de complexidade e qualidade permitem responder cada vez mais das necessidades das pessoas.
Em Portugal, a actividade profissional do Audiologista, desenvolve-se em entidades privadas bem como no Serviço Nacional de Saúde, no contexto das Unidades Locais de Saúde, porém mais centrada nos cuidados hospitalares. A extensão da intervenção dos Audiologistas para os serviços de cuidados primários beneficiará a população e ajudará a alcançar a meta de cobertura universal de saúde, conforme tem vindo a ser recomendado pela OMS.
Procure um Audiologista se suspeitar que tem perda auditiva, tem dificuldade em participar em conversas, coloca a televisão muito alta, sente zumbido nos ouvidos ou alterações de equilíbrio e tontura.
Nós podemos ajudar!"