Segunda a Sexta
9:30-12:30 e 14:00-18:00
+351 229 069 170
+351 213 192 950
stss@stss.pt
stss-lisboa@stss.pt

NOTÍCIAS

AÇORES: GREVE DOS TÉCNICOS SUP. DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA COM ADESÃO SUPERIOR A 90%

Greve na RAA - Adesão Superior a 90%

Governo Regional recusa-se a negociar demostrando uma enorme falta de respeito face ao que foi negociado com outras carreiras da saúde na região.


Arrancou ontem a greve de dois dias dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) dos Açores. A adesão é e continua a ser superior a 90% em todas as ilhas, chegando mesmo aos 100% em algumas unidades hospitalares.

Análises clínicas, raio x, cardiologia, audiologia, farmácia, neurofisiologia e cirurgias programadas são apenas algumas das áreas que ficaram comprometidos com a ausência dos TSDT.

WhatsApp Image 2020 09 10 at 16.48.50

 

Os profissionais sentem-se injustiçados com a falta de respeito do Governo Regional dos Açores na negociação das suas carreiras, face ao que foi negociado com outras carreiras da saúde na região.

No passado dia 8, o Governo Regional negou-se a negociar com o STSS as propostas dos TSDT. A reunião prevista para o dia 9 foi antecipada, mas foi a mesma coisa que não tivesse acontecido.

O Grupo Parlamentar que apoia o Governo rejeitou todas as propostas apresentadas pela oposição que apontavam no sentido da reposição da justiça para estes profissionais. Mais ainda, após diversos contactos, ainda não demonstrou disponibilidade, para a marcação de reuniões de negociação.  

Tudo isto causa revolta nos profissionais, por isso, este nível de adesão tão elevado à greve.

Todos os serviços que podiam estar fechados, fecharam.

Nos restantes apenas estão a ser assegurados os serviços mínimos.

 

É lamentável esta falta de equidade de tratamento entre os diversos profissionais de saúde.

 

Os TSDT concentraram-se ontem no Faial, entre as 12H00-15H00, em frente à Assembleia Legislativa Regional

A paralisação ficou marcada por uma ação de protesto com um funeral simbólico da carreira dos TSDT, em frente à Assembleia Legislativa Regional da Ilha do Faial.

 

WhatsApp Image 2020 09 10 at 16.48.51

 

A greve manter-se-á durante o dia de amanhã (10 setembro).

O STSS e os TSDT exigem a aplicação imediata da revisão da carreira na Região Autónoma dos Açores e a alteração ao Decreto-Lei 25/2019, de 11 de fevereiro, que contenha transições justas para os TSDT nas três categorias da carreira e uma grelha salarial equiparada a outras carreiras da Administração Pública, com o mesmo nível habilitacional e profissional.

Lutamos, ainda, para que todo o tempo de serviço e a avaliação de desempenho anterior ao processo de transição para a carreira especial dos TSDT releve para efeitos de progressão e alteração de posição remuneratória o correto descongelamento de todos TSDT efetuado na nova tabela salarial, independentemente do vínculo laboral.

Está ainda em cima da mesa a aplicação integral do Acordo Coletivo de Trabalho publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores – II Série, nº 8, de 11 de janeiro de 2019.

Pode ainda visualizar, de seguida,uma das reportages emitidas acerca do primeiro dia de greve:

 
#juntoscontruímosfuturo

STSS

Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica

#JuntosConstruímosFuturo

SINDICALIZE-SE!

Pesquisa