Segunda a Sexta
9:30-12:30 e 14:00-18:00
+351 229 069 170
+351 213 192 950
stss@stss.pt
stss-lisboa@stss.pt

NOTÍCIAS

Hospital de Guimarães e ACES do Alto Ave cooperam para internalização das análises clínicas

Hospital de Guimarães e ACES do Alto Ave cooperam para internalização das análises clínicas

Internalização das análises clínicas nos ACES


O Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães E.P.E (HSOG), conjuntamente com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave e Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. (ARSN), arrancou, a semana passada, com a implementação da internalização das análises clínicas.
Este projeto, financiado pelo Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem como objetivo promover a integração de cuidados entre o ACES do Alto Ave e o HSOG, contemplando a colheita de amostras nas instalações de uma unidade funcional do ACES, realizadas por Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) do HSOG, para posterior processamento no laboratório do Hospital.
Em colaboração estreita com os Laboratórios de Patologia Clínica e Imunohemoterapia do HSOG, este projeto contempla, numa fase inicial, apenas três unidades do ACES do Alto Ave, localizadas no mesmo edifício - USF Amorosa XXI, USF S. Nicolau e UCSP Amorosa, estando as mesmas disponíveis para fazer a colheita das análises clínicas. Atualmente, este projeto abrange 38.000 utentes.
Pretende-se, assim, dar uma resposta atempada aos utentes do ACES do Alto Ave e HSOG, no que diz respeito à realização de análises clínicas, tendo por base uma comunicação e um trabalho interdisciplinar, valorizando a conceito de proximidade e humanização para com o utente.
A decisão da implementação deste novo projeto, não se encerra apenas nos benefícios que o mesmo traz para as Instituições envolvidas, na verdade a consolidação desta nova medida permitirá ao utente diversas vantagens, nomeadamente na melhoria da acessibilidade aos locais de colheita, com maior rapidez, resultando em ganhos de eficiência e redução de custos, porque os utentes têm a oportunidade de fazer a colheita para análise no seu centro de saúde, tendo o médico de família acesso direto aos resultados.
De reiterar que, este projeto desenvolvido entre diferentes instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) levou a uma série de procedimentos de trabalho conjunto definidos em candidatura e já finalizados, nomeadamente a remodelação do espaço definido para as colheitas e aquisição de material de software e hardware entre o ACES e ARSN, bem como a aquisição de material clínico e serviços de integração de software pelo HSOG.
O investimento deste projeto ronda os 82 mil euros, sendo 85% do valor comparticipado por fundos no âmbito de elegibilidade de candidatura ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde. O HSOG e o ACES do Alto Ave/ARS Norte receberam cerca de 70.100€.
De reforçar, que o plano traçado só se torna possível pelo empenho e dedicação dos profissionais que são parte integrante deste projeto.
O Conselho de Administração acredita, desta forma, que o processo de comunicação e envolvimento de todos os profissionais é fundamental para o sucesso deste novo projeto.

in http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/page3.asp?b=32#1284

STSS

Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica

#JuntosConstruímosFuturo

SINDICALIZE-SE!

Pesquisa