Nota Informativa: 11-03-2020
Nota Informativa remetida aos associados em 11 de Março de 2020
Caros (as) Associados (as),
Conscientes do período crítico que estamos a atravessar, derivado ao surto de SARS-CoV-2, que provoca a doença CoVID-19, a Direcção Nacional o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS), dirige, de forma sentida, uma palavra de apreço e reconhecimento aos Colegas que, a nível nacional, têm sido incansáveis nos seus locais de trabalho na resposta necessária para combater esta pandemia.
Aproveitamos para vos apelar que se mantenham disponíveis para combater esta pandemia, salvaguardando, assim, o bem maior que deveremos sempre ter em conta: a defesa intransigente dos cidadãos e da resposta do SNS. Tal não pode nunca significar que os profissionais possam descurar a sua saúde e segurança, pois prevemos que muitos de vós estão ou irão estar em condições de sobrecarga e exaustão, por isso têm de zelar no sentido de evitarem ficar contaminados, acautelando, assim, a contaminação de colegas, familiares e até mesmo doentes.
Em relação às medidas adequadas de proteção, o STSS aconselha a todos os TSDT o cumprimento das Orientações Técnicas da Direção-Geral de Saúde (DGS), às quais devemos prestar especial atenção.
Agora, como sempre, o STSS prestará apoio aos colegas que necessitem de qualquer tipo de ajuda, seja sobre as implicações profissionais que este surto trará, seja de qualquer outra matéria.
Até ao momento os serviços administrativos do Sindicato encontram-se a funcionar em pleno, tal não significa que não tenhamos, se necessário, de fazer ajustes, dos quais vos daremos conta em tempo oportuno. Contudo, como medida de prevenção, pedimos aos nossos sócios que nos coloquem as suas questões por email, evitando a deslocação às instalações do Sindicato.
Terminamos com um pequeno reforço ao que já foi divulgado, sobre a decisão do STSS de não adesão à greve programada para o dia 20/03, estamos absolutamente solidários com as reivindicações, mas entendemos que este não é o momento.
Colega, hoje mais que nunca, estamos juntos, porque #juntosconstruimosfuturo
A Direção Nacional