
GREVE ULS AMADORA/SINTRA
Na próxima terça-feira, 16 de setembro, os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, a trabalhar na Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra vão estar em greve. Exigem a adesão ao Acordo Coletivo de Trabalho publicado em BTE de 22/06/2018 e a revalorização da tabela salarial do Acordo de Empresa em paridade com a carreira dos TSDT.
Ao dia de greve, antecede um momento de protesto, no dia 15 de setembro, com a realização de uma vigília em frente ao Hospital Fernando Fonseca, entre as 19h00 e as 24h00, onde os profissionais vão manifestar publicamente a sua indignação.
“A realização ou não desta greve só depende da decisão do Conselho de Administração e do Governo, porque os TSDT da ULS Amadora-Sintra estão totalmente mobilizados para a realização da greve em defesa dos seus direitos e de publicamente manifestarem o seu descontentamento, na vigília a realizar no dia 15 de setembro” afirma o Presidente do STSS, Luís Dupont.
Com a paralisação do dia 16 podem não se realizar diversos exames complementares de diagnóstico, tais como, análises clínicas, ecografias, raio X, entre outros, bem como atividades nas áreas da terapêutica, nomeadamente, farmácias hospitalares, fisioterapia, terapia da fala ou terapia ocupacional. A não realização destes exames terá impacto não só no diagnóstico, mas como em cirurgias programadas, por exemplo. Os serviços mínimos assegurarão apenas as urgências.