COVID-19: Infetados a salvar vidas

Infetados a salvar vidas. Os medos, as angústias e a coragem dos profissionais de saúde apanhados pela Covid-19.

O testemunho da nossa colega Matilde Moreira, Técnica de Análises Clínicas, no CHUC, na edição de hoje da Notícias Magazine - "A minha principal angústia foi por causa do meu marido e da minha filha. Fiquei um bocadinho apavorada".

Em entrevista, Luís Dupont alerta "nas últimas semanas tivemos muitos profissionais que não estavam devidamente protegidos". Foi o caso de Maria, Técnica de Radiologia, na Urgência de um Hospital do Norte que lamenta até à duas semanas estarem a trabalhar sem qualquer tipo de proteção: "Nas urgências lidamos com doentes que vêm de várias salas de triagem. Doentes que podem estar infetados. Somos dos profissionais que estamos na primeira linha".

"O medo de infetarem os que mais amam. De não estarem devidamente protegidos. O medo da morte. A angústia de não poderem estar na frente de batalha. E de saberem de cor tudo o que pode correr mal. À medida que a Covid-19 ganha terreno, são cada vez mais os profissionais de saúde infetados. Histórias de quem se viu do outro lado. E se sentiu tão igual a todos nós."

in Jornal de Notícias - Notícias Magazine, 05/04/2020

Pode consultar o artigo completo aqui.